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27 de Setembro de 2021

Sabe atualizar seus dados no cadastro do INSS?

Passo a passo para atualizar seus dados no “MEU INSS”:

Priscylla Souza, Estudante de Direito
Publicado por Priscylla Souza
há 3 meses

Você já conferiu se os seus dados estão corretos no cadastro do INSS?

Sabe como proceder com a atualização?

Sabe o que é necessário para atualizar seus dados no cadastro do INSS?

Bom... espero que o presente artigo consiga sanar tais dúvidas.

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A importância de conferir os dados no INSS

É extremante importante estar com todas as informações pessoais, corretas e atualizadas.

Dessa forma, ao solicitar algum benefício já facilita a questão dos dados pessoais estiverem atualizados e completos.

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Atualização de dados pessoas junto à Receita Federal

Ao atualizar as informações, pode ocorrer do INSS solicitar a atualização na Receita Federal.

Quer dizer que consta alguma divergência de informação, por isso é de suma importância sempre que possível verificar seu cadastro.

Essas instituições trocam informações entre si e se houver alguma informação que esteja divergente isso pode causar alguns problemas com a Receita.

Então cuidado, ok?

Além disso, estar com seu cadastro atualizado no INSS garante que suas informações estarão salvas, para a hora que você precisar delas!

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5 dicas para atualizar seus dados no INSS

  1. Mantenha suas carteiras de trabalho bem guardadas, e sempre que houver troca de função peça para o RH do seu trabalho ajustar essa informação no seu documento;
  2. Guarde comprovantes, holerites ou qualquer outro documento que contenha informações sobre sua função, renda e condições do ambiente do trabalho;
  3. Confira as informações que estão nos seus documentos guardados;
  4. Atualize seus documentos de identificação, a Carteira de Identidade, por exemplo, tem validade de 10 anos de uma atualização para a outra. Também confira se os números de CPF, NIS ou PASEP estão ok e conferem no cadastro;
  5. Guarde todos os seus documentos trabalhistas, isso irá evitar o desgaste dos papéis e será mais fácil de achar quando necessário.

Essas dicas irão te ajudar no momento de atualizar os seus dados, tornando a tarefa muito mais fácil de ser executada!

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Tenha seus documentos atualizados em mãos

Ter seus documentos atualizados em mãos facilita que quando você for fazer o requerimento, não irá ter problemas.

Quando se inicia uma solicitação, há alguns prazos. Então é melhor já estar com os documentos preparados.

Lista básica de documentos:

  • Documentos pessoais do interessado com foto (RG/CTPS);
  • Outros documentos cujas informações o cidadão pretenda atualizar no cadastro do INSS, como, por exemplo, título eleitoral, certidões de nascimento ou casamento, comprovante de residência, etc;

Tenha os documentos pessoais digitalizados, pois dependendo da atualização, será necessário o envio dos anexos.

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Passo a passo para atualizar seus dados no “MEU INSS”

Segue abaixo, 12 passos para a atualização do cadastro junto ao site do INSS:

1º Passo - Após organizar seus documentos, acesse o portal do Meu INSS:

https://meu.inss.gov.br/central/#/login

2º Passo - Faça login, coloque seu CPF e senha:

3º Passo - Escolha a opção “Agendamentos/Solicitações”, conforme a imagem a seguir:

4º Passo - Então, clique no campo “novo requerimento” no canto direito embaixo:

5º Passo - Na próxima tela, pesquise por “dados” e selecione uma das opções conforme a imagem abaixo:

6º Passo - Para prosseguir com seu requerimento, clique em “Avançar”:

7º Passo - Faça a solicitação da correção dos dados;

8º Passo - Você será direcionado a uma página para informar alguns dados como endereço e telefone celular, então clique em “avançar” após informar os dados.

9º Passo - Após os dados informados, irá avançar para a página destinada ao envio da documentação:

10º Passo - irá aparecer a pergunta: “você aceita acompanhar o andamento do processo pelo Meu INSS, central 135 ou e-mail?” clique em “sim”, dessa forma você poderá acompanhar o andamento do seu pedido no INSS:

11º Passo - Preste atenção e anexe seus documentos:

É nessa etapa que você irá anexar todos os documentos atualizados.

Lembre-se que os documentos devem estar legíveis, com uma boa fotografia ou cópia dos documentos.

Não corte nenhuma informação ou deixe algum dado desfocado ou de fora. Isso faz com que o INSS não aceite seus documentos.

Atenção: Cada documento deve estar em .pdf, .png, .bmp, .jpg, .jpeg, .tif ou .tiff, e cada um pode ter no máximo, 5 MB.

12º Passo - Ao finalizar, será disponibilizado o requerimento da solicitação com a numeração do protocolo. Agora é só aguardar.

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Conclusão

Pronto, você aprendeu como é prático atualizar seus dados no site Meu INSS, além disso, verificou a importância de manter suas informações pessoais atualizadas.

Caso tenha alguma dúvida, procure um Advogado especializado em Direito Previdenciário e solicite sua atualização de dados junto ao INSS.

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Espero que eu tenha colaborado!

Quer contribuir com alguma opinião ou sugestão?

Deixe aqui nos comentários!

Obrigada pela leitura e até a próxima!

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3 Comentários

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Recomendo a quem casar, especialmente mulheres, a não adotar o sobrenome do cônjuge. Será um calvário trocar todos os documentos com nome de solteiro para o de casado. continuar lendo

kkkkkkkkkkkkk eu ainda não troquei os meus... continuar lendo

Dr. obrigada por comentar no artigo.

Realmente para proceder com a alteração dos documentos, precisa se organizar com a questão do tempo. continuar lendo